iSend

Categorias

  • Dicas
  • Buzz
  • Comunicados
  • Versões
  • 07 Jun 2018



    Marketing na Copa: 04 regras importantes para seguir

    Está chegando um dos momentos mais esperados do ano para quem gosta de futebol: a Copa do Mundo. Se você tem uma empresa que pode se beneficiar desse evento  é importante ficar atento a algumas regrinhas.

    Conforme uma divulgação efetuada pela FIFA, 235 palavras foram registradas junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) e poderão ser utilizadas somente pelos patrocinadores, até o final do Mundial.

    Vale a pena lembrar que alguns nomes são marcas registradas, como “Copa do Mundo, “Copa do mundo 2018” e “Fifa”. Quer dizer que para utilizar em algumas circunstâncias (em especial na área de vendas) é necessário ser um patrocinador. Não tomando alguns cuidados a propaganda pode sofrer uma multa!

    Para não correr esses riscos separamos 5 orientações importantes para cuidar na sua campanha de marketing!

    1) Marcas FIFA

    Você sabia que “Copa do Mundo, “Rússia 2018” entre outras são de uso exclusivo? Por essa razão,  é melhor não arriscar caso a sua empresa não tenha os direitos de uso dessas imagens.

    Algumas das palavras de uso exclusivo da Fifa ou seus patrocinadores:

    • – Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018
    • – Fifa;
    • – Copa do Mundo;
    • – Copa 2018;
    • – Rússia 2018.

    Sim, “Copa 2018” já está registrado, mas uma opção para quem quer citar o evento é só usar “Copa”. Tenha atenção nesses detalhes.

    Para quem for produzir o design das suas peças, também é importante ter cuidado. Algumas imagens são de uso exclusivo da Fifa e dos seus patrocinadores:

    • – Emblema oficial da Copa do Mundo
    • – Pôster oficial
    • – Mascote
    • – Troféu
    • – Tabela de Jogos
    • – Identidade Visual das Competições

    2) Ações de Marketing – Promoções e sorteios

    Hoje em dia é muito comum contas de Facebook e Instagram realizarem sorteios de produtos. Se é o caso da sua empresa, cuide para não vincular com a Copa.

    Esse cuidado é importante, porque caso o seu sorteio chegue aos representantes da organização, eles poderão entender que a sua empresa está se beneficiando da visibilidade do evento.

    3) Falsificação dos produtos

    Pode parecer óbvio, mas muitas empresas acabam descuidando nesse quesito. Somente patrocinadores podem vender camisetas comemorativas da Copa, assim como pelúcias, chaveiros e etc.

    Se você e a sua empresa desejam adaptar algum produto, a possibilidade é fazer menção sem utilizar os signos principais do evento, como: bola de futebol e cores. Cuidado também para não utilizar nomes de jogadores famosos.

    4) Seleção brasileira

    Cuidado ao citar a Seleção nas suas campanhas de marketing também, assim como as regras da Copa, é necessário ter alguns cuidados. O seleção “seleção”, pode ser empregada na publicidade, já “seleção brasileira” pode acabar prejudicando a sua empresa.

    Se você não for patrocinador da seleção, use as regras da Fifa como guia para a sua publicidade durante a Copa.

    Postado por: Equipe iSend
    Tags:, ,



    INFO

    iSend

    Você sabia que o iSend é a ferramenta de comunicação e marketing digital multicanal ideal para te ajudar nesta tarefa? Quer conhecer mais sobre o iSend? Então faça um Tour Virtual e conheça todos os benefícios que você pode ter.

    University

    CRIE SUA CONTA no iSend University ou utilize o seu LOGIN DO ISEND para realizar a sua inscrição em um curso, um evento ou para baixar um e-book.