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  • 05 Jan 2016



    Tendências do Marketing Digital para 2016

    Postado por: Equipe iSend

    Iniciar um bom ano no marketing digital requer esforço, dedicação e um ótimo planejamento. Isto significa definir objetivos, estratégias e metas com foco redobrado naquilo que se quer alcançar, seja melhorar o relacionamento entre marca e cliente, promover seus produtos/serviços ou alavancar vendas via e-commerce.

    O ano recém começou e já podemos perceber diversas tendências que serão essenciais para as empresas efetivarem suas estratégias e conseguirem o resultado desejado.

    Para ajudá-lo(a) na definição de seu planejamento estratégico digital, a equipe iSend pontuou 5 das principais tendências do marketing digital para 2016. Confira abaixo, nossas dicas para que suas metas on-line e off-line sejam alcançadas:

    Conteúdo
    Sim, o conteúdo ainda será o Rei Leão no meio da Selva Digital em 2016. Esta tendência vem crescendo com o passar dos anos e agora parece ter se estabelecido como o cargo chefe das estratégias de marketing para a rede. O usuário continuará mudando seu comportamento para um nível ainda mais digital e sua busca por produtos/serviços ainda percorrerá por redes sociais, fóruns e blogs até efetivar a decisão de compra. Por isto, não perca tempo utilizando estratégias digitais que não incluam o conteúdo como seu principal aliado. Aplique o Marketing de Conteúdo em seu site, blog, mídias sociais e engaje os consumidores a se aproximarem de sua marca e conhecerem sua empresa, serviços e produtos. Lembre-se, que na época em que estamos, informação é a alma do negócio.

    Personalização
    Por muito tempo, enquanto as marcas ditavam as regras do mercado, consumidores eram tratados como “mais um”. Atualmente, internautas não admitem serem tratados da antiga forma e quem estabelece as diretrizes de uma negociação on-line são os próprios internautas. Cabe a cada empresa, aderir à esta concepção e alinhar sua estratégia perante este fato. Personalizar sua comunicação digital é uma das maneiras mais efetivas para se aproximar de seu cliente ou lead.

    Mobile
    A febre Mobile vai aumentar ainda mais em 2016. Conforme abordamos no post sobre design responsivo, segundo a E-Marketer, o Brasil atualmente ocupa a 6ª posição em número de smartphones no mundo. Por isto, prepare suas mídias digitais para corresponder aos diversos formatos de tela e resolução, utilizados pelos usuários. Não se atrase perante seus concorrentes, provavelmente eles já se adaptaram a este novo comportamento dos consumidores.

    Vídeos on-line
    Conforme já abordamos anteriormente no post Como e Por Que Utilizar Vídeos em Estratégias Digitais vídeos on-line são uma das grandes tendências para os próximos anos. Até 2019, 80% do internautas devem migrar para o consumo de vídeos. Ou seja, dentro de 3 anos, plataformas digitais como Youtube, Vimeo e Daylimotion tendem a ultrapassar as redes sociais em audiência.

    Multicanal
    Ser multicanal é o principal conceito defendido e mantido pelo iSend e será uma das tendências predominantes deste ano. Aplicar uma estratégia digital multicanal é sinônimo de maior alcance para sua marca e garantia de expandir sua mensagem para um maior número de pessoas. Lembre-se que seus prospects utilizam diversos meios e, por isto, sua empresa não deve se prender apenas à publicidade em redes sociais ou via e-mail ou via sms ou revista digital, mas deve sim, compreender esses e outros meios – off-line, por exemplo – em conjunto.

    Claro que 2016 trará mais tendências que as listadas. Porém, também trará diversas oportunidades para vendas online e de aproximação entre marca e usuários. Concentre-se nos objetivos delineados, monitore suas campanhas e adapte-se aos resultados de suas análises.

    Fique ligado! A partir da próxima semana, estaremos abordando cada um dos itens listados acima. Assim, você poderá saber mais como aproveitar estas oportunidades e utilizar as tendências para 2016 a favor de sua marca.

    Quer sugerir algum assunto do universo do marketing digital para ser abordado aqui no blog? Encaminhe um e-mail para a nossa área de comunicação (comunicacao@intelly.com.br), solicitando mais informações. Em breve seu conteúdo poderá ser postado.