O iSend é uma ferramenta profissional para comunicação e marketing digital totalmente alinhada com as melhores políticas nacionais e internacionais de segurança da informação, contra a prática de spam e contra o uso de mensagens de celular (SMS) não autorizados e ilegais (SMS Pirata).

Executa os serviços de mensagens eletrônicas de forma unitária, sempre originando em um endereço válido e certificado e permitindo aos destinatários gerenciarem os recebimentos dos informativos e comunicados e mensagens.

É muito importante conhecer as principais características dos spams e mensagens de celular ilegais (SMS Pirata), frequentemente encontrados na internet. Desta forma você não será pego de surpresa e facilitará a detecção destas práticas indesejáveis em sua internet.

Sempre atentos ao que existe de mais moderno e atual em segurança da informação, nosso produto, servidores, sistemas computacionais, acessos e equipe trabalha sobre constante vigilância e implementação destas práticas. Conheça abaixo nossa política interna de segurança:

Política de segurança iSend

Principais Características dos spams

  • Cabeçalhos suspeitos

    O cabeçalho do e-mail aparece incompleto, sem o remetente ou o destinatário. Ambos podem aparecer como apelidos ou nomes genéricos, tais como: amigo@, suporte@ etc. A omissão do destinatário é um dos casos mais comuns, pois, os spammers colocam listas enormes de e-mails no campo reservado para Cópias Carbono Ocultas/Blind carbon copies (Cco: ou Bcc:), já que tais campos não são mostrados ao usuário que recebe a mensagem.

  • Campo assunto (subject) suspeito

    O campo reservado para o assunto do e-mail (subject) é uma armadilha para os usuários e um artifício poderoso para os spammers. A maioria dos filtros anti-spam está preparada para barrar e-mails com diversos assuntos considerados suspeitos. No entanto, os spammers adaptam-se e tentam enganar os filtros colocando no campo assunto conteúdos enganosos, tais como: vi@gra (em vez de viagra) etc. Como os spammers utilizam esses subterfúgios, alguns e-mails suspeitos podem não ser identificados e, nesse momento, os usuários devem estar atentos para não abrir e-mails de spam, executar arquivos em anexo e ter sua máquina contaminada por um código malicioso.

    Ainda em relação ao campo assunto, os spammers costumam colocar textos atraentes e/ou vagos demais, confundindo os filtros e os usuários, que abrem os e-mails acreditando ser informação importante. São exemplos desse fato: “Sua senha está inválida”, “A informação que você pediu” e “Parabéns”. Vale observar que alguns conteúdos suspeitos no campo assunto também são decorrentes de propagação de vírus ou worms e, portanto, devem ser removid

    As referências “ADV” (ADVertisement, do inglês, propaganda), “MEEPS” (Mensagem Eletrônica de Publicidade de Produtos e Serviços) ou “NS” (Não Solicitado) não são aceitas como justificativas para o envio de e-mails não solicitados. Dessa forma, os e-mails com essa notificação no campo assunto são considerados spam.

  • Opções para sair da lista de divulgação

    Existem spams que tentam justificar o abuso, alegando que é possível sair da lista de divulgação, “clicando” no endereço anexo ao e-mail. O usuário deve verificar se fez realmente o cadastro na lista em questão. Se não tiver certeza, melhor ignorar o e-mail, afinal, um dos artifícios usados pelos spammers para validar a existência dos endereços de e-mail é justamente solicitar a confirmação.

    Faça a ação de descadastramento somente quando confiar no seu remetente.

  • E-mails enviados “uma única vez”

    Embora seja um dos recursos mais antigos, entre aqueles utilizados pelos spammers, ainda são encontrados e-mails de spam alegando que serão enviados “uma única vez”. Essa é uma característica de e-mail de spam.

  • Sugestão para apenas remover

    Uma das mais freqüentes, e piores, desculpas usadas pelos spammers é alegar que se o usuário não tem interesse no e-mail não solicitado, basta “removê-lo”. Essa é uma característica de e-mail de spam.

  • Leis e regulamentações

    Não existem regulamentações brasileiras referentes à prática de spam. Portanto, citações que envolvam leis e regulamentações são características de e-mail de spam.

    O que existe é o Código de Autorregulamentação para prática de e-mail marketing que possui diversas entidades como signatárias e provê as melhores práticas para a prática de e-mail marketing. Disponibilizamos nesta página um acesso a esta regulamentação para sua leitura e compreensão.

  • Correntes, boatos e lendas urbanas

    São características de spam os e-mails contendo: textos pedindo ajuda financeira, contando histórias assustadoras, pedindo para que sejam enviados “a todos que você ama” ou, ainda, ameaçando que algo acontecerá caso não seja repassado a um determinado número de pessoas.

  • Golpes e fraudes

    Com certa freqüência, os e-mails de spam são portadores de fraudes e golpes disseminados na rede. Alguns exemplos são: e-mails de promoções e e-mails de instituições financeiras ou governamentais. Nesses casos, a melhor defesa é a informação. Conhecer os tipos de golpes e como eles podem chegar até a sua caixa postal é a melhor estratégia de defesa.

COMO FAZER MARKETING POR E-MAIL, SEM FAZER SPAM

Fazer marketing pela Internet sem provocar spam, requer o uso de boas práticas. A seguir, algumas das quais podem evitar a propagação de e-mails não solicitados.

Enviar e-mails somente para os clientes que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de seus produtos e/ou serviços. Tal cadastro pode ter sido feito por telefone, na hora do primeiro contato comercial ou por formulário disponível no site da empresa na Internet.

Não usar listas de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores.

Não reutilizar listas de divulgação, ou seja, não enviar informações de determinado serviço aos clientes cadastrados na lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa.

Respeitar as opções do cliente no preenchimento de formulários de cadastramento em listas de divulgação, por escrito ou on-line.

Respeitar as solicitações de descadastramento de suas listas.

Não iniciar o primeiro contato com o cliente por e-mail, ou seja, o envio do primeiro e-mail, sem prévia autorização do cliente, caracteriza a prática de spam.

Saiba como fazer marketing por e-mail eticamente correto, acessando: http://www.capem.org.br/(Faça download do código e leia o capítulo III - E-mail marketing eticamente correto).

Para mais informações sobre Spam e como evitá-lo, acesse Cartilha cert

SMS Pirata

  • O que é

    Basicamente existem dois tipos de SMS Pirata:

    Chipeiras

    Tráfego internacional

  • Chipeiras

    São equipamentos que conectam diversos chips de celular à um sistema de envio. Utilizam indevidamente planos das operadoras móveis destinados a pessoas físicas (chips) para enviar mensagens, normalmente falsificando a identificação obrigatória do CPF. As operadoras e entidades de mercado buscam constantemente bloquear e punir os piratas que cometem essa prática, bem como as empresas usuárias desse tipo de serviço. É facilmente identificada por se tratar de um número convencional na hora do envio da mensagem. Ex.: (011) 99887-6684 Minha mensagem SMS.

  • Tráfego internacional

    Utilizam indevidamente acordos de roaming internacionais destinados a tráfego entre pessoas e não empresas. As operadoras buscam constantemente bloquear os abusos desse tipo, bloqueando o tráfego internacional. Os piratas que adotam essa prática, normalmente deixam de recolher impostos de importação incidentes, gerando riscos tributários para as empresas usuárias desse tipo de serviço. Para identificar este tipo de envio, verifique que o número remetente é um número longo (Long Number) como este: +44 7860 015001 Minha Mensagem SMS.

    Saiba como escolher um parceiro oficial

PORQUE ESCOLHER UM PARCEIRO OFICIAL?

Uma conexão direta com as operadoras de telefonia celular, garante que o SMS percorra o mais curto e seguro trajeto até chegar ao destinatário. Essa escolha evita possíveis implicações com órgãos regulamentadores brasileiros como a Anatel e o Ministério Público Federal previstas na Lei Geral de Telecomunicações (lei número 9.472).

Para evitar possíveis penalidades é essencial que a empresa contratada esteja homologada junto a todas às operadoras de telefonia móvel nacionais, como é o caso do iSend e seus parceiros.

Além das implicações legais, estar diretamente conectado garante uma maior rapidez e vazão na entrega das mensagens e você não corre riscos de sua ação de comunicação falhar, ou seja, você pagar e o SMS não chegar ao destino, pois a operadora pode cortar a conexão de um broker pirata ou chipeira a qualquer momento.

Na hora de escolher um parceiro oficial tenha em mente:

Para o SMS Corporativo brasileiro, o número de envio necessariamente deverá ser um número curto (short number) de até 5 dígitos. Ex.: 271-84 Minha mensagem SMS

Caso o sistema contratado envie com números de celular, por exemplo, (011) 99887-6684 Minha mensagem SMS, estas mensagens são consideradas ilegais e provavelmente se utilizam de chipeiras para seu envio.

Caso o sistema utilize números internacionais, como +44 7860 015001 Minha Mensagem SMS (Long Numbers), se trata de mensagens originadas fora do Brasil e que podem ou não estar em conformidade com as regras brasileiras regulamentadas pela ANATEL. Este caso é mais difícil de você ter certeza da sua procedência e legalidade, desta forma, sugerimos sempre a contratação de empresas que enviem seus SMS Corporativos regulamentados no Brasil (short numbers), como é o caso do iSend.

Verifique se sistema de envio de SMS contratado fornece relatórios de mensagens enviadas e recebidas

Verifique também se sistema oferece a opção de recebimento de respostas das mensagens (MO) além de fornecer relatórios com os status das mensagens entregues e com erros

Desconfie também de valores muito abaixo da média do mercado. O SMS Corporativo, assim como tantos outros serviços, possuem empresas envolvidas que atuam em conformidade com as regras brasileiras e portanto emitem nota fiscal, recolhem tributos e auferem lucro.

Informe-se sobre a empresa a ser contratada, seus Escritórios, Número de Colaboradores, Reputação no Mercado, Seus Clientes.

E por último, caso julgue necessário, solicite o contrato de conexão para envio de SMS Corporativo com todas as operadoras brasileiras (Claro, Oi, Tim, Vivo, Sercomtel, CTBC e Nextel).

SMS Oficial

  • O que é

    São empresas de envio de SMS homologadas com as operadoras brasileiras, ou seja, possuem permissão para envio e respeitam as regras de conteúdo existente, além de entregar o SMS ao usuário final de forma segura.

  • Como funciona

    Algumas dúvidas comuns ao primeiro contato com o serviço de SMS é saber quem envia as mensagens e se a empresa precisa ter um plano de SMS com algum das operadoras.

    Todos os envios são realizados pela plataforma iSend em conjunto com as empresas de telefonia celular brasileiras. Nunca será enviado pelo cliente e tampouco este necessitará de planos com as operadoras. Veja no desenho abaixo como funciona.