O Sport Club Internacional é um dos maiores Clubes de Futebol do Brasil,
com mais de 100 anos de história, o clube conta com mais de 100 mil sócios.
A comunicação ganha complexidade por conta da diversidade dos tipos de contato.

NECESSIDADES

O Sport Club Internacional chegou até a Intelly com uma grande questão: importantes empresas como Reebok, Banrisul, Nike, etc., desejavam efetuar ações de marketing por e-mail para o cadastro de associados do clube. Como o clube não tinha sistemas, nem infra-estrutura própria para estas ações, estava deixando de aumentar suas receitas.

Outro ponto a ser melhorado, eram as ações de comunicação por parte da administração do clube, em especial nos dias que antecediam os grandes jogos, no que diz respeito a comunicação de acesso ao estádio, fluxo das vias de trânsito, etc.

Outro problema frequente estava relacionado ao aumento das filas na Central de Atendimento ao Sócio – CAS, especialmente em dias de jogos importantes, gerando desconforto para todos, pois muitos sócios deixavam para o dia do jogo efetuarem o pagamento das mensalidades.

Considerando também que o interesse nos assuntos relacionados ao clube é freqüentemente diferente entre públicos, existia a necessidade de realizar envios segmentados e de garantir que a comunicação fosse concluída com sucesso.

“O Internacional já integrou ao sistema de sócios
algumas funcionalidades do iSend,
como o recebimento do extrato de débito em
conta no e-mail dos associados.”

Marcus Prestes - Sport Club Internacional

AÇÕES REALIZADAS

Segmentação de contatos a partir do sistema interno do clube, mantendo a integridade das bases de dados através de conexão via web-service do módulo de integração do iSend.
Ações comerciais de marketing, feitas para clientes do Sport Club Internacional interessados em se relacionar com sua base de dados, realizadas por grupo de interesse, através do módulo de mensagens.

Comunicação direta e assertiva para o público desejado através da segmentação realizada no módulo de contatos.

Disponibilização dos releases e notícias oficiais da assessoria de imprensa do clube para um mailing seleto de jornalistas dos principais veículos brasileiros e internacionais. Pela facilidade de criação de conteúdo através do módulo de notícias, o departamento conseguiu ter agilidade e padronização para criação, aliado a distribuição do iSend e em especial pela possibilidade de monitoramento de leitura, cliques e interesses pelos veículos.

Disponibilização, em área exclusiva para os sócios, da Revista do Inter, em formato digital. Foi criado uma grande campanha de conscientização para substituição da revista impressa pela revista digital, com doação de leivas do gramado para os 300 primeiros sócios que optassem pela revista. O projeto está sendo tão bem sucedido que hoje já são mais de 10.000 sócios que optaram pela revista digital em detrimento da impressa. Isto tudo graças ao módulo de revista digital do iSend.

Disponibilização da ferramenta iSend para utilização pelos consulados do clube, espalhados em todos os estados brasileiros e em vários países, para poderem efetuar a comunicação para suas bases.

Com a integração das bases de dados via módulo de integração do iSend, foi possível a realização da automatização de uma ação importante para o clube: o envio mensal de extrato para conferência aos sócios. Montado dinamicamente e sem intervenção humana, o extrato é enviado para todos os sócios, informando toda a movimentação que este realizou no clube.

Datas comemorativas são agora efetuadas através do módulo de cartões do iSend. Todo o dia diversos sócios recebem um belo cartão de aniversário com um vídeo da equipe administrativa do clube. Uma iniciativa totalmente automatizada pelo iSend. Ações especiais promovidas pelo Museu do Inter, agenda de eventos, datas especiais são todos realizadas e distribuídas pela ferramenta.

E em especial é realizado, através do módulo de monitoramento do iSend, a medição dos índices de leitura, análise da frequência ideal de envios, monitoramento dos retornos de erros e motivos de cancelamentos, para que o clube possa tomar as ações de correções em tempo hábil, mantendo com isto a adequação da frequência x relevância da comunicação. Aliado ao módulo de monitoramento, todos os trabalhos efetuados com o iSend é dividido em centros de custos para posterior acompanhamento pelo departamento financeiro.

Outro ponto de destaque é a integração das ações de comunicação e marketing realizadas pelo iSend com o Google Analytics(ferramenta de monitoramento do website do clube), possibilitando com isto se saber o número de acessos gerados para o site através das ações por e-mail.

RESULTADOS

O iSend possibilitou ao Sport Clube Internacional a segmentação de um grande banco de contatos, aliado a padronização da comunicação pelas mais diversas áreas e departamentos do clube, integrando estas áreas em uma única plataforma de tecnologia que gera e distribui conteúdos variados para seu público-alvo, possibilitando o monitoramento e a correção de ações instantaneamente. Muitos departamentos foram positivamente impactados, obtendo ganhos de produtividade, velocidade e satisfação do cliente maior do clube: seus sócios.

Com o crescente uso do iSend, novos departamentos foram treinados e começaram a realizar suas ações pelo produto: Museu do Inter, Rede Colorada, Loja do Inter, etc. Novas ações estão em curso, como envio de SMS para os sócios para comunicados importantes em dias de jogos, vendas de espaços para patrocínios na revista digital, que terá mais conteúdo que a revista impressa, entre tantas outras ações em planejamento.

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