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  • 07 Ago 2019



    5 dicas de gatilhos mentais para vender mais

    Sabe aquela vontade de tomar um refrigerante ou uma cerveja ao invés de água? E aquela ansiedade que sentimos ao lermos ou ouvirmos que algo “vai acabar”, que está nas “últimas vagas” ou até mesmo que é “exclusivo”?

    Nossas decisões de compra são tomadas inicialmente pelo nível emocional, e apenas depois são justificadas pela razão.

    Por isso, para vendermos um serviço ou produto, primeiro precisamos alcançar as emoções do consumidor, para depois ajudá-lo a justificar a decisão de compra. E neste momento, os gatilhos mentais fazem toda a diferença!

    Os gatilhos mentais conversam diretamente com o sistema límbico e reptiliano das pessoas, influenciando-as diretamente no nível emocional e subconsciente, facilitando bastante a decisão da compra. Quando as emoções são ativadas de forma correta, você consegue
    criar o estado apropriado em qualquer pessoa para gerar vendas, fechar contratos, parcerias etc.

    Confira 5 tipos de gatilhos mentais para vender mais:

    Gatilho Mental da Repetição – a técnica da repetição é utilizada em muitas outras ações de marketing, sem nem percebermos de forma consciente. Alguns estudo indicam que uma pessoa precisa ter entre 7 a 12 encontros com uma marca antes de decidir comprá-la.

    Gatilho Mental da Escassez e Urgência – esse gatilho ativa um estado de urgência nas pessoas. No contexto de vendas, faz com que aquele cliente indeciso saia do estado de inércia e tome uma decisão rápida a respeito da compra do seu produto ou serviço. Para ativar esse gatilho procure limitar a oferta para uma determinada quantidade de pessoas ou oferecer algo como desconto, bônus, premiação para este grupo restrito de clientes.

    Gatilho Mental da Reciprocidade – esse gatilho mental ativa a necessidade de retribuição nas pessoas. Em vendas faz com que o cliente sinta inconscientemente a “obrigação” de retribuir algo a você, neste caso, a compra do seu produto ou serviço. Para ativar esse gatilho, uma sugestão é oferecer “gratuitamente” algo de valor para o cliente. Pode ser uma informação útil, uma amostra grátis, uma experiência positiva, qualquer coisa que construa valor para o seu consumidor.

    Gatilho Mental da Curiosidade – essa técnica ativa um processo extremamente poderoso no cérebro. A mente abre uma janela e não desliga enquanto a informação que está faltando seja completada. Esse estado faz com que a pessoa busque a informação de forma bem assertiva, fazendo com que a sua marca fique na mente do seu cliente ou faça ele executar uma ação que você tenha planejado.

    Gatilho Mental da Exclusividade – o que leva algumas pessoas a comprarem determinados produtos ou serviços não é o preço em si, mas o valor agregado e o quanto de status há em sua aquisição. As pessoas precisam se sentir especiais. Quanto mais elevado o sentimento de status, mais seguras as pessoas se sentirão. Por isso, termos como “VIP” e “somente para convidados” são bastante utilizados.

    Postado por: Equipe iSend



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