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  • 27 Abr 2020



    13 Boas práticas no envio de e-mail

    Cada vez mais, o mercado tem exigido que profissionais e empresas adotem determinadas regras, denominadas “Boas práticas de envio de marketing por e-mail”, para realizar uma comunicação eficaz com seus stakeholders, pessoas interessadas pelo produto ou projeto.

    Aqui vamos listar uma série de estratégias que podem ser adotadas para que você possa enviar um e-mail de qualidade, e ter resultados positivos!

    Segmente seu público alvo

    Divida a sua lista de contatos em categorias. Você pode agrupar os contatos, por exemplo, por interesses, localização demográfica, comportamento, entre outros.

    Essa segmentação depende do seu negócio e das estratégias que for planejar. No iSend você consegue fazer isso através dos Filtros na hora de enviar a sua mensagem, e na opção “Meus Filtros”.

    Personalize seus e-mails

    E-mails personalizados ajudam a aumentar a taxa de abertura. Isso porque o nome do contato chama muito mais a atenção para a leitura da mensagem.

    No iSend, a personalização pode ser realizada tanto no assunto quanto no corpo da mensagem, usando a opção “Campos personalizados”.

    Cuide o assunto do e-mail

    É o assunto que instiga o contato e é o que faz tomar a decisão de abrir a mensagem ou de considera-la como SPAM. Logo, o assunto influencia diretamente na taxa de abertura. Outra sugestão é que o assunto do e-mail seja curto.

    Assuntos longos, geralmente, são cortados quando visualizados pelo celular. Tente não ultrapassar 40 caracteres na hora de escrever o assunto. Priorize o que é mais importante de ser exibido primeiro para que o contato tenha acesso direto à informação exibida na caixa de entrada.

    Higienize a sua base de contatos

    Invalide contatos com erro de endereço e domínio para evitar que a sua taxa de rejeição não tenha efeito prejudicial na sua reputação nos provedores. No iSend a invalidação pode ser realizada no relatório de envio.

    Uma má reputação pode fazer você ser bloqueado pelos provedores de e-mail, como Gmail, Hotmail, Yahoo etc. Existem várias razões para que os provedores decidam bloquear e-mails. Para não ser bloqueado, certifique-se que as pessoas da sua lista realmente querem receber seus e-mails.
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    Use o preheader

    O preheader (no iSend, a opção se chama Pré-visualização”) é o preview da mensagem que pode ser visualizada em alguns provedores de e-mails, especialmente em smartphones.

    Os preheaders ajudam a aumentar a taxa de abertura pois mostram para o cliente do que se trata o e-mail. Para aproveitar essa oportunidade ao máximo, mantenha seus textos curtos e interessantes.
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    Inclua links nas suas imagens

    Sua mensagem deve ser interativa e uma boa forma de fazer isso é incluindo links nas suas imagens. Porém, não se esqueça de garantir de que o contato saiba que as imagens são clicáveis: instrua-o e deixe claro o destino final de cada.

    Acompanhe e analise seus resultados

    Você sabe qual a taxa de abertura dos seus e-mails? Quantos cliques nos botões de CTA? O iSend passa essa e outras informações no relatório de envio para que você possa avaliar os resultados e melhorar a suas estratégias.

    Evite remetentes genéricos

    Remetentes personalizados e reais são mais confiáveis para o seu contato. Evite remetentes genéricos como contato@, marketing@, vendas@, etc. Além disso, remetentes genéricos e domínios “estranhos” podem facilmente ser confundidos com spam.
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    Seja responsivo!

    Aproximadamente 43% de todos os emails enviados são abertos em dispositivos móveis. Por isso, é essencial que o design dos seus e-mails seja responsivo para qualquer dispositivo móvel:

    • Manter o conteúdo da mensagem na largura máxima de 610 pixels (para que não precise de uma barra de rolagem horizontal).
    • Use fontes padrão (para que possam ser visualizadas independentes do dispositivo que a mensagem seja lida).
    • Utilize imagens junto ao texto da mensagem. Recomendamos que a imagem não ultrapasse 610px de largura por 1730px de altura.
    • Evite incluir texto dentro da imagem (pois dependendo do dispositivo, e do tamanho do texto, pode comprometer a legibilidade).
    • Colocar texto alternativo nas imagens (caso a imagem não apareça de imediato, o texto é exibido para o contato).

    Coloque links para redes sociais

    Os seus contatos possuem uma probabilidade 3x maior de compartilhar seus conteúdos nas redes sociais que visitantes de outras fontes. Aproveite então para colocar botões e links para as suas redes sociais.

    Convide as pessoas para curtir suas páginas, saber mais sobre a sua empresa e ficar por dentro de notícias, novidades e eventos em sua área de atuação.
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    Defina os seus objetivos e insira CTAs

    Qual é o objetivo da campanha? Que comprem o seu produto? Que se inscrevam no seu evento? Por conta disso é importante que tenha um CTA (call to action). Essas CTAs, geralmente, são “Baixe Aqui”, “Clique Aqui Para Saber Mais”, “Inscreva-se Agora”, etc.

    Com isso, todo o conteúdo do e-mail deve ser pensado para que a pessoa clique no botão da CTA. Seja claro e objetivo no texto. Coloque um destaque no botão/frase do CTA. Também é válido deixar o visual da mensagem mais leve para que o CTA fique destacado.

    Teste seus e-mails

    Antes de enviar a sua mensagem, faça um envio teste. No iSend, usando o botão “Testar”, você consegue enviar a mensagem para os seus e-mails para ver como a mensagem será exibida nos diferentes provedores, dispositivos e programas.

    No e-mail teste você poderá conferir se os seus links estão redirecionando corretamente, e se as imagens estão sendo exibidas corretamente antes do envio real ser realizado.
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    Envie conteúdo relevante para os seus contatos

    A sua base pode se cansar de receber conteúdo repetitivo (como mandar sempre conteúdo de promoções). Uma forma de manter o engajamento é incluir campanhas de conteúdo informativo, e que possam ser de interesse do seu público. Lembre-se: quanto mais informado estiver seu público, maiores são as chances dele realizar uma compra.

    Postado por: Equipe iSend



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