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  • 07 Out 2020



    Envios de E-mails através do protocolo SMTP ou por conexão via API. Qual utilizar?

    Muitas pessoas tem perguntado sobre a diferença entre utilizar uma solução de envios de e-mails baseado em SMTP ou baseado em API e quais as vantagens e desvantagens do ponto de vista da nossa empresa.

    Antes de qualquer coisa, gostaria de pontuar que a maioria das empresas, que optam por estas soluções que abordaremos abaixo, estão fazendo isto para envios transacionais, ou seja, envios que acontecem na sequencia de uma determinada ação. Alguns exemplos: Cliente é cadastrado no sistema de CRM (Customer Relationship Management) e logo após o cadastro é enviado um e-mail de boas vindas. Cliente efetua uma compra e na sequencia recebe um e-mail com uma pesquisa de satisfação. Para saber mais, acesse.

    Este tipo de envio, não é recomendado e tampouco utilizado para campanhas de marketing, envios de newsletters e assim por diante. Nestes casos, nossos clientes utilizam a interface do iSend que lhes dá uma infinidade de funcionalidades, desde a gestão da base de contatos, passando pela geração de conteúdo, até o monitoramento de todas as ações.

    Primeiro vamos entender um pouco melhor o que é cada um deles:

    SMTP

    Protocolo de Transferência de Correio Simples (do inglês: Simple Mail Transfer Protocol, abreviado SMTP) é o protocolo padrão de envio de mensagens de correio eletrônico através da Internet entre dois dispositivos computacionais (emissor e receptor), definido na RFC 821.
    Para uma leitura mais aprofundada, veja o artigo completo na Wikipédia.

    Vantagens:

    Simplicidade de programação e implementação.

    Desvantagens:

    • Utilização: Devido as suas características, deve ser usado somente para quantidades pequenas de envios, por exemplo: Lembretes e Senhas Temporárias.

    • Segurança: uma vez que o protocolo não possui implementações adequadas neste sentido, apresenta diversas falhas de segurança que podem acarretar em incidentes e transtornos diversos. Uma implementação mal feita, com este protocolo, pode expor a falhas de segurança graves.

    • Spam: é fortemente suscetível a Spamming e frequentemente os envios através destas configurações são bloqueados por ferramentas anti-spam e seus servidores listados em blacklists, ocasionando bloqueio dos domínios vinculados, dificuldade de manutenção por parte da equipe que implementou e assim por diante.

    • Indisponibilidade do serviço: Muitas empresas que acabam adotando este tipo de protocolo para seus serviços e sistemas, acabam tendo sérios prejuízos no médio e longo prazo, pois além da manutenção ser difícil e onerosa para a equipe, em algum momento estas máquinas configuradas, passam a ter cada vez mais uma reputação ruim, levando a listagem e o bloqueio na internet do seu domínio inteiro. Assim vemos várias empresas com domínios de e-mails parados por conta de implantações desta natureza. Outro ponto importante é que muitas vezes, no caso de uma implementação em SMTP, feito diretamente pela empresa, os servidores são configurados e a equipe de TI (normalmente é ela que implementa) que configurou não realiza o monitoramento adequado, ou por diversas outras tarefas desta equipe, ou por não ser o foco deles, e em alguns meses ou mesmo semanas, dependendo do volume, ocorre o bloqueio e a indisponibilidade.

    • Estatísticas: Por ser um protocolo exclusivamente de envio de e-mails, muitas vezes não é possível obter as estatísticas, ou é de difícil implementação, para se obter estatísticas destes envios. Além de na maioria dos casos em que possuem estatísticas, estas não são detalhadas (Aberturas – quantidades e quem abriu, cliques – quantidades e quem abriu, erros, cancelamentos, etc).

    API

    Interface de Programação de Aplicações, cuja sigla API provém do Inglês Application Programming Interface, é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços. O que nós aqui no iSend chamamos de Web-Services.
    Para uma leitura mais aprofundada, veja o artigo completo na Wikipédia.

    Desvantagens:

    Programação e implementação requer um profissional de Tecnologia da Informação.

    Vantagens:

    • Utilização: Devido a robustez de segurança e da infra-estrutura do iSend, pode ser utilizado para qualquer volume e quantidade de envios. De envios unitários de lembretes e senhas a grandes volumes e com necessidade de entrega em minutos.

    • Segurança: Como a comunicação via API se dá entre sistemas, estes sistemas, na maior parte de suas configurações, já implementam diversas camadas de segurança entre as conexões, o que é o caso dos Web-Services (APIs) do iSend que implementa o máximo possível de protocolos de segurança para evitar qualquer incidente nesta etapa.

    • Spam: Uma vez conectado através de nossos Web-Services (APIs) seus sistemas terão a disposição toda a nossa infra-estrutura de envios, hoje alocada em pelo menos 03 data-centers diferentes com redundância em todos. Além disto, toda a nossa infra-estrutura está baseada em servidores com vários anos de reputação em envios de e-mails, que não começarão a enviar de uma hora para outra uma quantidade enorme de e-mails – que é o que ocorre com o SMTP, e por consequência sendo classificado seus e-mails como spam. Outro ponto importante a considerar, é que, ao usar a nossa infra-estrutura de serviços você está adquirindo também todo o nosso know-how em mais de 15 anos de trabalho, ou seja, nós é que nos responsabilizaremos pelo trabalho e toda a gestão de eventuais problemas com isto, não transferindo para a sua equipe esta responsabilidade.

    • Disponibilidade do Serviço: Este é um dos pontos mais importantes em relação as duas abordagens, pois quando ocorre indisponibilidade no SMTP, por motivo de bloqueio, por exemplo, a empresa toda é prejudicada, pois o domínio todo é bloqueado. E isto não ocorre no caso da conexão por serviços (API). Neste caso, se existir bloqueios, somente ocorrerão na infra-estrutura do iSend e nunca em domínios dos clientes. Além de que, se isto acontecer, ocorrerá em um determinado servidor da nossa infra-estrutura, dos vários disponíveis, e a nossa equipe atuará rapidamente sobre ele, não exercendo nenhum problema sobre os envios em curso. E como falei anteriormente, no caso de uma implementação em SMTP, feito diretamente pela empresa, ocorrem diversos problemas desta natureza.

    • Estatísticas: Através dos nossos Web-Services/APIs, retornamos estatísticas completas sobre os envios (Aberturas – quantidades e quem abriu, cliques – quantidades e quem abriu, erros, cancelamentos, etc) ou seja, os mesmos dados que você encontra nas estatísticas do produto, utilizando sua interface, estão disponíveis em nossos Web-Services/APIs para você utilizar em seus sistemas.

    Finalizando, nós aqui no iSend não disponibilizamos, em nossos serviços, nenhuma forma de conexão via SMTP devido principalmente a segurança desta implementação, juntamente com a possibilidade de indisponibilidade de serviço aos clientes, pela natureza da própria implementação.

    Recomendamos sempre o uso da nossa infra-estrutura, através dos protocolos de conexões dos nossos web-services/APIs, para poder obter, além de segurança e disponibilidade, o máximo dos serviços e envios das mensagens para seus clientes.

    E vale lembrar, que o que foi dito acima, diz respeito ao canal de e-mail e sua forma de comunicação, porém as mesmas vantagens vistas com os Web-Services/APIs, se dão para os demais canais como SMS e Mensagem de VOZ onde você pode também configurar nossos web-services para envios transacionais.

    Ficou com alguma dúvida, leia mais ou fale com nossa equipe comercial que estamos prontos para te ajudar.

    Postado por: Equipe iSend


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