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  • 22 Abr 2022



    O QUE É BUYER PERSONA?

    Para obter sucesso em estratégias de marketing, algumas ações são indispensáveis. Segmentar o público por exemplo, é uma das principais tarefas que determinará se sua campanha será relevante para quem recebê-la ou se passará despercebida nas caixas de entrada ou na timeline de redes sociais.

    Entretanto, para uma segmentação mais assertiva é necessário extrair dados importantes. Informações como idade, cargo e gênero acabam se tornando muito genéricas em meio a tanta diversidade de estilo e comportamento que existe entre consumidores de uma mesma marca ou tipo de produto. É preciso saber quais os pontos fortes e fracos dos consumidores e quais os objetivos que eles almejam com aquilo que a sua empresa pode oferecer.

    Para ajudar as estratégias de marketing, seja no meio físico ou digital, uma técnica chamada Buyer Persona abrange o que sua marca deve saber e como deve usar essas informações.

    Mas, vamos começar do início:

    O que é Buyer Persona?

    Denominamos de Buyer Persona, o perfil de comprador ideal para a nossa marca. Ou seja, exatamente o tipo de público que queremos atingir.

    Criar um modelo de consumidor para direcionar seu marketing não é fácil, mas é indiscutível a eficiência que o seu negócio ganha ao adotar esta metodologia.

    Saiba agora, quais são os passos para montar sua Buyer Persona e alavancar suas vendas:

    A primeira etapa é entender seu público

    Para isto, o investimento em pesquisas com grupo focais é a melhor opção. Convida seus entrevistados e defina questões relacionados ao seu negócio e o comportamento de cada um dos participantes.

    Para compreender mais os usuários de sua marca e como atraí-los, você deve questionar sobre os objetivos – profissionais e pessoais -, quais tipos de informação gostam de receber, quais sites/blogs costumam acompanhar e quais os maiores desafios que enfrentam para atingir os objetivos desejados.

    Lembre-se que você deve mapear, com base nas respostas, quais são os maiores problemas de seus prospects e como podem ser solucionados. Após isto, invista em conteúdos que mostrem ao seu público quais as soluções para os obstáculos por eles enfrentados.

    Quanto às informações pessoais, peça para seus entrevistados regerem um pequeno histórico resumindo idade, um pouco da família, histórico acadêmico e experiências profissionais. O hábito de compra também é extremamente importante; saber se o seu consumidor realiza compras online, com que frequência e quais os principais elementos motivadores para a decisão da aquisição de produtos/serviços.

    A segunda etapa é analise de dados e coleta de características e respostas em comum

    A partir de então, você pode utilizar essa gama de informações e criar sua Buyer Persona. Tenha em mente que é indispensável que o seu modelo contenha as seguintes diretrizes:

    – Nome, idade, estado civil, filhos, etc…
    – Empresa, cargo, objetivo, histórico acadêmico
    – Principais obstáculos pessoais
    – Principais obstáculos profissionais
    – Aspirações pessoais
    – Aspirações profissionais

    Apesar de ser um trabalho muito detalhado e que necessita de muito esforço, montar sua Buyer Persona te mostrará os caminhos mais assertivos para chegar em seus prospects e quais são as maneiras mais eficientes de atraí-los e convencerem a experimentar e comprar seu produto e/ou serviço.

    Postado por: Equipe iSend


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