A Fiesp é uma instituição reconhecida em nível nacional por sua atuação em prol da competitividade industrial do Brasil.

A FIESP

Com uma atuação em prol do fomento industrial no Brasil desde o fim da década de 1920 e início de 1930, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) é uma instituição reconhecida em todo território nacional pela sua trajetória de luta pela competitividade brasileira.

A Fiesp representa cerca de 130 mil indústrias de diversos setores, de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas, distribuídas em 131 sindicatos patronais. A entidade também se destaca por sua atuação em dezenas de frentes, que vão desde o auxílio a pequenas e médias empresas até o estímulo ao desenvolvimento sustentável.

A estrutura corporativa da Fiesp engloba 10 departamentos, 15 Conselhos Superiores Temáticos (coordenados pelo Instituto Roberto Simonsen - IRS) e outros três importantes organismos cujo trabalho também reverbera em todo o território brasileiro:

• Serviço Social da Indústria (SESI): Entidade de direito privado, nos termos da lei civil, estruturada em base federativa para prestar assistência social aos trabalhadores industriais e de atividades assemelhadas em todo o país.

• Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI): Um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Os cursos do SENAI formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira - desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.

• Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp): Entidade civil sem fins lucrativos, fundado em 1928, reúne empresas industriais e suas controladoras, e associações ligadas ao setor produtivo, bem como empresas que possuem por objeto atividades diretamente relacionadas aos interesses da Indústria.

Já trabalhei com diversos produtos e serviços ao longo
da carreira, e o que eu penso é que a equipe do iSend
é muito bem treinada. Não tem isso de ‘me dá um tempo
para ver’, eles sempre respondem na hora. Esse é um
ponto forte. O atendimento é realmente muito bom
no dia a dia, e para nossa operação isso faz toda a
diferença."

Silvia Regina Veloso de Souza - Coordenadora de Big Data

Necessidades

Para lidar com uma estrutura tão ampla de uma entidade influente não apenas em São Paulo, como a nível nacional, a Fiesp conta com um setor de Big Data. Nesse departamento, a entidade precisa contar com recursos ágeis e integrados, que possibilitem a visualização do cenário macro, ao mesmo tempo em que os profissionais atendem centenas de núcleos internos.

Esse contexto é o que a Coordenadora de Big Data, Silvia Regina Veloso de Souza, chama de “atuação como mini-agência”.

Cada conselho, departamento e organismo membro da Fiesp possui a própria rotina de trabalho e eventos. Atuar como uma “mini-agência” atendendo a essas necessidades ao mesmo tempo em que executa demandas internas da própria Fiesp exige que análise de dados e execução de estratégias ocorram em um sistema inteligente e multicanal, como o iSend.

A confiança da Fiesp nos produtos do iSend começou a ser construída em 2015, quando a entidade contratou pontualmente o sistema para envio de E-mail Marketing. À época, a necessidade da Federação era divulgar a campanha nacional Não Vou Pagar o Pato.

Silvia relata que era preciso contar com uma ferramenta capaz de realizar os envios para uma ampla base de contatos, com a certificação necessária para que as mensagens não fossem consideradas como spam. O iSend não apenas supriu a necessidade, como também ali começou a construir uma relação de confiança com a Fiesp.

Após 2015, a Federação contratou pontualmente o mesmo serviço em outras ocasiões. Em 2021, a Fiesp contratou oficialmente o iSend não apenas para envio de E-mail Marketing, mas sim todo o pacote de soluções integradas e multicanais.

De acordo com a Coordenadora de Big Data, optar pela contratação do iSend em definitivo se deu após usarem outras ferramentas que não foram capazes de atender, de modo integrado, às demandas da Federação.

A Fiesp utiliza o iSend para organizar sua ampla base de dados e departamentos em Centros de Custos. Silvia destaca que ter tudo centralizado em uma única ferramenta facilita a rotina de trabalho, pois separa informações de cada departamento, ao mesmo tempo em que permite visualizar a estrutura completa.

“Se não fosse a vantagem de centralizar diversos departamentos numa ferramenta, não seria possível fazer esse atendimento como agência. Isso possibilita realizar um atendimento massivo, mas ao mesmo tempo individualizado”, detalha Silvia.

Para você ter uma ideia, só o SENAI possui 95 Centros de Custos relacionados às escolas cadastrados no iSend.

Resultados

Uma entidade como a Fiesp, que trabalha em prol da competitividade do país, não tem tempo a perder. A Fiesp conta com o envio de E-mail Marketing do iSend justamente porque a solução agiliza os comunicados rotineiros que a entidade envia para sua ampla base de contatos.

Como?

• Criando e-mails a partir de templates HTML fáceis de customizar, sem precisar criar do zero;

• Utilizando dezenas de filtros ágeis para segmentar mensagens de acordo com as personas de interesse;

• Analisando relatórios com os dados mais importantes para o setor de Big Data;

• Monitorando os envios de cada segmentação.

Além disso, Silvia destaca que o iSend é capaz de atender demandas robustas, como o envio de mensagens para base com 4 milhões de contatos. De acordo com a Coordenadora de Big Data, a validação dos contatos feita pelo iSend é muito eficiente, o que garante taxas de entrega e abertura dos e-mails muito superiores em comparação aos resultados obtidos com outras ferramentas que a Fiesp já utilizou.

Eficiência também é a marca registrada do suporte do iSend. Silvia conta que a Fiesp possui muitas urgências, e sempre é atendido rapidamente pelo iSend. Ela afirma que perderam muito tempo com a ferramenta usada anteriormente, que levava dias para solucionar dúvidas e problemas da plataforma, e com o iSend a fluência é muito boa em todos os sentidos.

“Já trabalhei com diversos produtos e serviços ao longo da carreira, e o que eu penso é que a equipe do iSend é muito bem treinada. Não tem isso de ‘me dá um tempo para ver’, eles sempre respondem na hora. Esse é um ponto forte. O atendimento é realmente muito bom no dia a dia, e para nossa operação isso faz toda a diferença”, declara Silvia.

Comunicação Digital

iSend Tv