A Rodobens necessitava melhorar, tornando mais próximo o relacionamento com seu cliente final e com a sua base de contatos gerados pelos 2.500 pontos de vendas parceiros, em todo o território nacional. Necessitava também promover seus produtos e principalmente fazer a manutenção do relacionamento com os clientes da empresa em seus diversos canais: e-commerce, site e tele-vendas, marketing direto. Necessitava também de um produto que integrasse as diversas áreas de marketing do grupo e que permeasse em todas as demais empresas, unificando em uma só plataforma os diversos canais existentes.
Além da tecnologia disponibilizada pelo produto iSend PRO, a Rodobens aprendeu e implementou, através da universidade corporativa [iSend University], junto com as capacitações e treinamentos disponibilizados as várias equipes, as melhores práticas em comunicação e marketing digital multicanal para, inicialmente, 3 frentes de sua comunicação:
1) Interna - Endormarketing, newsletters, comunicados para colaboradores;
2) Contato externo com parceiros de negócios - Novidades, boletins e comunicados em geral;
3) Contato cliente final - Promoções, ofertas de oportunidades e manutenção de pagamento de consórcios, assembléias, etc.
Aprenderam a evitar que seu conteúdo fosse considerado spam, utilizando além do produto, as melhores práticas para estas ações.
Puderam segmentar melhor seu público, por produto, tipo de cliente e por empresa que ele foi atendido, através da integração do iSend PRO com os sistemas de apoio, CRM e de gestão do Grupo Rodobens, apresentando em tempo real as ações realizada na plataforma iSend com o engajamento e comportamento dos clientes.
Criação de ações separadas e padronizadas para parceiros de negócios, com co-participação na análise e gestão da performance dos resultados apresentados nas estatísticas.
Trabalhando com 5 frentes de produtos: Imóveis, Automóveis, Caminhões, Motos e Serviços, a Rodobens utiliza o iSend para implementar as suas réguas de relacionamento com clientes e parceiros e manter a segmentação de seu material digital pelas diversas fases dos filtros de vendas.
Além do uso em todas as unidades, o Grupo Rodobens utiliza também a ferramenta para promoção de produtos via marketing por e-mail, envio de cartões de datas comemorativas e aniversários, comunicados gerais e importantes como greves bancárias, mudanças na legislação, assim como envio de boletos e memorando sobre parcelas em atraso, gerando uma maior participação de clientes em suas assembléias de consórcios.
Com o iSend, o grupo pode manter a gestão de toda a comunicação e marketing digital multicanal de todas as suas unidades de negócio, por meio de uma só ferramenta. Melhorando assim sua organização interna, o fluxo do trabalho nas diversas empresas, o monitoramento das ações e, sem dúvida apresentar uma melhor experiência dos seus serviços para o seu cliente final.
Com os envios de boletos e informativos para a quitação das parcelas abertas ou em atraso, a Rodobens conseguiu reduzir em 35% a inadimplência dos clientes.
Aumentou também seu engajamento orgânico com parceiros de negócios através de envios de conteúdos com links de produtos e lançamentos de rápido acesso.
Sendo mais de 20 usuários entre equipes de marketing de cada unidade empresarial, corporativo, e-commerce e pós-venda, inseridos em um mesmo ambiente dividido por empresa, Grupo Rodobens conseguiu com o iSend PRO, maior privacidade do banco de contatos e mailing, melhor controle na geração e publicação de conteúdo, definição de custos por cada empresa e um monitoramento preciso de seus relatórios.
A integração com os diversos sistemas do Grupo Rodobens também tornou o processo de atualização de informações mais ágil e eficiente.
Um investimento que acabou resultando, além do retorno financeiro direto, num trabalho mais eficiente de suas equipes através da comunicação e marketing multicanal integrado.
Assista abaixo um depoimento bem esclarecedor sobre estas ações, gravado via WebConference, da Thais Egea - Analista de Marketing e Produtos da Rodobens Consórcios.